Problemas com crédito consignado lidera reclamações contra bancos

Credito Consignado

Problemas relacionados à portabilidade de operações de crédito consignado foram as principais reclamações dos consumidores contra instituições financeiras no Brasil nos últimos três meses de 2024.

Segundo relatório do Banco Central, foram registradas 8.732 queixas desse tipo entre outubro e dezembro.

Em segundo lugar, aparecem as reclamações sobre integridade, confiabilidade, segurança ou sigilo em transações com cartões de crédito, totalizando 4.740 registros.

Entre os principais problemas relatados estão cobranças indevidas, transações em duplicidade, compras não reconhecidas e falhas no reconhecimento de pagamentos.

Outros motivos frequentes de insatisfação foram erros em débitos automáticos, divergências em valores de saques e depósitos, falhas humanas em transações bancárias e resgates de investimentos sem autorização, somando mais de 2 mil reclamações.

No ranking das instituições financeiras com maior número de reclamações consideradas procedentes pelo Banco Central no período, o PAGBANK-PAGSEGURO lidera com 2.599 registros. Na sequência aparecem:

Banco Inter
C6 Bank
99Pay
Itaú Unibanco

Além das reclamações, o relatório também destacou mudanças no ranking das maiores instituições financeiras do país.

O Nubank atingiu a marca de 100,8 milhões de clientes no último trimestre de 2024, ultrapassando o Itaú Unibanco, que contabilizou 98,5 milhões no mesmo período.

Agora, o Nubank é o terceiro maior banco do Brasil, atrás apenas da Caixa Econômica Federal (154,2 milhões de clientes) e do Bradesco (109,1 milhões).

O Itaú caiu para a quarta posição, seguido pelo Banco do Brasil, que ocupa o quinto lugar.

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