CIDADE DAS ÁGUAS FM A rádio dos melhores ouvintes
Na noite desta sexta-feira (5/1), o ex-jogador e técnico Mário Jorge Lobo Zagallo morreu aos 92 anos.
A notícia foi confirmada através de seu perfil oficial no Instagram, mas a causa do óbito ainda não foi divulgada.
Zagallo é reconhecido como uma figura emblemática do futebol brasileiro, sendo o atleta com mais vitórias em Copas do Mundo.
Conquistou os títulos como jogador nos anos de 1958 e 1962, trazendo os primeiros troféus para o Brasil.
Além disso, como treinador, alcançou o tricampeonato em 1970 e, como coordenador técnico em 1994, contribuiu para o tetracampeonato mundial.
Iniciando sua carreira no América-RJ, Zagallo também marcou presença no Flamengo por quase uma década, destacando-se no Botafogo ao lado de ícones como Garrincha, Didi e Nilton Santos.
Sua carreira como treinador abrangeu clubes como Flamengo, Botafogo, Fluminense e Vasco, além de passagens pelas seleções do Kuwait, dos Emirados Árabes Unidos e da Arábia Saudita.
A despedida oficial de Zagallo como treinador ocorreu durante a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, quando atuou como coordenador técnico ao lado de Carlos Alberto Parreira na Seleção Brasileira.
O presidente da Fifa, Gianni Infantino, prestou uma homenagem emocionante a Mário Jorge Lobo Zagallo, exaltando sua brilhante trajetória como jogador e treinador nas Copas do Mundo.
Infantino destacou o estilo de jogo genial da seleção brasileira de 1970, comandada por Zagallo, e o chamou de “gênio tático”.
Além disso, ressaltou a importância do ex-jogador e treinador para o futebol brasileiro e expressou suas condolências ao Brasil, à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e à família e amigos de Zagallo.
“Em tempos de necessidade, o Brasil olhou para ‘O Professor’ como uma presença calmante, um guiador e um gênio tático. Ele será lembrado como o padrinho do futebol brasileiro e sua presença fará muita falta para todos no esporte, mas principalmente aqui na FIFA. A história da Copa do Mundo FIFA não pode ser contada sem Mário Zagallo”, afirmou.
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, decretou luto oficial de sete dias por conta da morte do ex-jogador e ex-treinador de futebol Mário Jorge Lobo Zagallo.
O velório do “Velho Lobo” será realizado na sede da CBF, no Rio de Janeiro, e será aberto ao público, permitindo que os fãs e admiradores possam prestar suas últimas homenagens ao ícone do esporte.
O legado deixado por esse grande nome do futebol brasileiro será lembrado por gerações.