CIDADE DAS ÁGUAS FM A rádio dos melhores ouvintes
O relatório de fiscalização de trânsito divulgado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) revelou que o excesso de velocidade foi responsável por quase 68% das infrações de trânsito na cidade em 2023.
Os números mostram que ao longo do ano passado foram contabilizadas mais de 784 mil infrações, das quais 661.991 (84,4%) foram identificadas por meio da fiscalização eletrônica, através dos radares, e 122.348 (15,6%) foram aplicadas pelos agentes da mobilidade urbana.
Dentre as infrações registradas, um dado alarmante destaca que 533.160 penalidades estavam relacionadas ao excesso de velocidade.
Apesar disso, o presidente da Emdec, Vinicius Riverete, enfatizou que o conceito de ‘indústria da multa’ não se sustenta, evidenciando que apenas 0,07% das 880,9 milhões de passagens de veículos pelos pontos com radares resultaram em autuações.
Riverete ressaltou que mais de 99% dos condutores que passaram pelos pontos com radares não foram autuados, indicando que a fiscalização busca garantir a segurança viária e não promover uma abordagem punitiva generalizada.
O presidente da Emdec enfatizou a importância da conscientização dos motoristas e do respeito às normas de trânsito para garantir a segurança de todos os usuários das vias em Campinas.