CIDADE DAS ÁGUAS FM A rádio dos melhores ouvintes
A Receita Federal liberou nesta sexta-feira (21) a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) referente ao mês de fevereiro de 2025.
Os contribuintes já podem verificar se terão direito ao pagamento, que será efetuado no dia 28 de fevereiro.
Ao todo, serão creditadas 105.919 restituições, totalizando R$ 314.379.905,82. Desse montante, R$ 211.848.027,86 serão destinados a contribuintes com prioridade legal.
Entre eles, estão 3.159 idosos acima de 80 anos, 17.603 pessoas entre 60 e 79 anos, 2.505 contribuintes com deficiência física ou mental ou moléstia grave e 4.272 profissionais cuja principal fonte de renda é o magistério.
Outros 60.333 contribuintes receberão a restituição por terem utilizado a Declaração pré-preenchida ou optado pelo recebimento via PIX. Além disso, 18.047 restituições serão pagas a contribuintes não prioritários.
Para verificar se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal e navegar até a seção “Meu Imposto de Renda” > “Consultar a Restituição”.
No portal, é possível realizar uma consulta simplificada ou detalhada da situação da declaração, por meio do extrato de processamento no e-CAC. Caso haja pendências, o contribuinte pode retificar a declaração para corrigir eventuais erros.
A Receita Federal também disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones, permitindo a consulta das restituições e da situação cadastral do CPF.
O pagamento das restituições será realizado exclusivamente em conta bancária de titularidade do contribuinte.
Para garantir a segurança das transações, a Receita impede o pagamento caso haja erros nos dados bancários informados ou problemas na conta de destino.