CIDADE DAS ÁGUAS FM A rádio dos melhores ouvintes
A Prefeitura da Estância de Amparo está capacitando a equipe técnica das Unidades Básicas de Saúde e Corpo Médico, visando as orientações sobre atendimentos e protocolos relacionados à Dengue.
Na última semana, coordenadores, enfermeiros e médicos, contaram com explanações do médico epidemiologista e especialista em Saúde Pública, André Ricardo Ribas Freitas.
Na ocasião, o profissional orientou e apresentou números sobre a doença, em 2024, além de debater ações que agilizem o protocolo de atendimento.
O indivíduo que apresentar febre (39°C a 40°C) de início repentino e apresentar pelo menos duas das seguintes manifestações – dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – deve procurar imediatamente um serviço de saúde, a fim de obter tratamento oportuno. No entanto, após o período febril deve-se ficar atento.
Com o declínio da febre (entre 3° e o 7° dia do início da doença), sinais de alarme podem estar presentes e marcar o início da piora no indivíduo. Esses sinais indicam o extravasamento de plasma dos vasos sanguíneos e/ou hemorragias, sendo assim caracterizados:
– dor abdominal (dor na barriga) intensa e contínua;
– vômitos persistentes;
-acúmulo de líquidos em cavidades corporais (ascite, derrame pleural, derrame pericárdico);
– hipotensão postural e/ou lipotímia;
– letargia e/ou irritabilidade;
– aumento do tamanho do fígado (hepatomegalia) > 2cm;
– sangramento de mucosa; e
– aumento progressivo do hematócrito.
Pelo telefone 0800 0800 170, da Prefeitura de Amparo, o cidadão pode apresentar sua denúncia para averiguação de focos
do mosquito transmissor da doença.
E pela plataforma E-OUVE a denúncia também pode ser feita via online.