CIDADE DAS ÁGUAS FM A rádio dos melhores ouvintes
Eleitores e eleitoras que deixaram de votar em três turnos consecutivos e ainda não justificaram suas ausências devem ficar atentos. O prazo para regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral termina no dia 19 de maio. Após essa data, quem não resolver as pendências poderá ter o título de eleitor cancelado.
A regularização pode ser feita online ou presencialmente, com o pagamento de multa de R$ 3,51 por turno ausente. Vale lembrar que cada turno de votação é considerado uma eleição. Cidades que realizaram eleições suplementares também entram na conta.
Perder o título de eleitor implica em uma série de restrições: a pessoa fica impedida de votar, se candidatar, assumir cargos públicos, se inscrever em concursos, obter passaporte, carteira de identidade e até renovar matrícula em instituições de ensino oficiais.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de cinco milhões de eleitores estão em situação irregular no país. Destes, seis em cada dez são homens.
A consulta da situação eleitoral pode ser feita pelo site tse.jus.br, na página de Autoatendimento Eleitoral. Também é possível usar o aplicativo e-Título, disponível para smartphones. Basta acessar a opção “Mais opções” e seguir as instruções.