play_arrow
CIDADE DAS ÁGUAS FM A rádio dos melhores ouvintes
Eleitores que desejam votar nas eleições de 2026 devem ficar atentos ao prazo para regularizar a situação eleitoral. A Justiça Eleitoral informou que o limite é o dia 6 de maio, data final para emitir o título, transferir domicílio eleitoral, atualizar dados cadastrais ou cadastrar a biometria.
Segundo o órgão, o prazo é definitivo e não haverá prorrogação. Após essa data, o cadastro eleitoral será fechado para a organização do processo eleitoral, conforme determina a legislação, que prevê o encerramento dos registros 150 dias antes do pleito. O primeiro turno das eleições está marcado para 4 de outubro de 2026.
Com o fechamento do cadastro, os cartórios eleitorais só voltarão a realizar atendimentos relacionados ao título após o segundo turno das eleições.
A regularização pode ser feita de forma online, por meio do Autoatendimento Eleitoral, ou presencialmente nos cartórios ou fóruns eleitorais. A situação do título pode ser consultada no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado do eleitor.
Caso o título esteja cancelado, todo o procedimento pode ser realizado de forma digital. Já nos casos de suspensão, é necessário apresentar documentação que comprove a retomada dos direitos políticos, como o certificado de reservista, por exemplo.
A Justiça Eleitoral reforça a importância de não deixar a regularização para a última hora, evitando filas e possíveis impedimentos para o exercício do direito ao voto.