Plataforma vai permitir consultar e sacar valor do antigo PIS/Pasep

Pis Pasep

Cerca de 10,5 milhões de brasileiros com carteira assinada antes da Constituição de 1988 ou seus herdeiros poderão agora consultar e sacar valores do antigo PIS/Pasep. O sistema vai possibilitar o resgate de recursos do extinto Fundo do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), que somam aproximadamente 26 bilhões de reais esquecidos pelos trabalhadores.

As primeiras devoluções, chamadas de Repis Cidadão, ocorrerão no próximo dia 28, conforme informado pelo Ministério da Fazenda. O acesso à plataforma poderá ser feito por meio do portal gov.br para cidadãos com nível prata ou ouro. Além disso, a consulta também estará disponível no Aplicativo FGTS, da Caixa Econômica Federal.

O antigo PIS/Pasep, criado entre 1971 e 1988, tinha o objetivo de complementar a renda dos trabalhadores com carteira assinada. No entanto, o fundo foi extinto em 2020, e o saque só era permitido em situações específicas, como aposentadoria ou doença. Agora, com a unificação das informações na plataforma, a retirada dos recursos se torna mais acessível.

Compartilhe

Outras publicações

Cidade das Águas FM - Todos os Direitos Reservados

0%