Pesquisa revela que motociclistas em Campinas desrespeitam os limites de velocidade quase três vezes mais do que motoristas de carros

MOTOCICLETA

Uma pesquisa realizada em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e outras instituições, e apresentada durante um evento em memória às vítimas do trânsito, revelou um dado alarmante sobre o comportamento dos motociclistas em Campinas. O estudo, que integra o Relatório Anual de Sinistralidade no Trânsito 2023 da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), mostrou que os motociclistas desrespeitam os limites de velocidade quase três vezes mais do que os condutores de veículos leves.

A pesquisa, que acompanhou o comportamento de condutores entre outubro de 2022 e março de 2024, apontou que 47% das motocicletas observadas estavam acima do limite de velocidade, um aumento em relação aos 40% registrados em 2022. Já entre os motoristas de carros, o índice foi de apenas 17%. O levantamento incluiu a análise de três fatores de risco: excesso de velocidade, uso de capacete e cinto de segurança. As observações foram realizadas em 15 locais diferentes de Campinas, entre 7h e 18h, tanto em dias úteis quanto em finais de semana.

O estudo também revelou um aumento geral no desrespeito às normas de trânsito. Em outubro de 2022, 19% dos veículos excediam o limite de velocidade, número que subiu para 23% em outubro de 2023, e caiu levemente para 20% em março de 2024. O comportamento irregular foi mais frequente nos finais de semana, com 23% dos condutores ultrapassando a velocidade permitida em março de 2024, contra 19% em dias úteis.

A pesquisa destaca a necessidade urgente de políticas públicas e campanhas de conscientização para reduzir o risco de acidentes e melhorar a segurança viária, especialmente entre os motociclistas. Esse grupo representa uma parcela vulnerável e crescente nos registros de acidentes de trânsito, reforçando a importância de ações mais eficazes para promover um trânsito mais seguro para todos.

Compartilhe

Outras publicações

Cidade das Águas FM - Todos os Direitos Reservados

0%