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A plataforma ‘Não Me Perturbe’, serviço gratuito que permite bloquear chamadas indesejadas sobre crédito consignado, ja recebeu 5.005.465 solicitações de bloqueio.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a maioria dos pedidos (53,3%) partiu de consumidores da região Sudeste. O Sul registrou 19% dos pedidos, seguido pelo Nordeste, com 14,6%.
As regiões Centro-Oeste e Norte tiveram os menores índices de solicitações.
Na análise por estados, São Paulo lidera com mais de 1,5 milhão de pedidos, seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro, ambos com cerca de 500 mil bloqueios registrados.
Desde 2020, 1.385 punições foram aplicadas a empresas por irregularidades na oferta de crédito consignado.
Além disso, 53 correspondentes bancários foram impedidos de atuar devido a infrações. Os correspondentes bancários são empresas terceirizadas que oferecem serviços financeiros em nome dos bancos, recebendo comissões pelas operações.
Para conter abusos, desde 2020 os bancos implementaram um sistema de autorregulação, que prevê medidas administrativas e punições para irregularidades.
As infrações às regras podem resultar em multas que variam entre R$ 45 mil e R$ 1 milhão.