Morre, aos 95 anos, o ator e dublador José Santa Cruz

Morre Santa Cruz

José Santa Cruz, renomado ator, dublador, radialista e humorista,morreu nesta sexta-feira (26), aos 95 anos, no Rio de Janeiro.

Santa Cruz lutava contra a doença de Parkinson e estava internado devido a uma broncopneumonia.

Ele deixa a esposa Ivane Maria Mendes Bastos, com quem foi casado por 72 anos, e teve três filhos, Elaine Maria, Eliane Maria e Eduardo Luiz, todos já falecidos.

José Santa Cruz também deixa cinco netos e quatro bisnetos.

Conhecido carinhosamente como “Santinha”, nascido em Picuí, Paraíba, Santa Cruz iniciou sua carreira artística aos 18 anos, ao substituir um amigo em uma rádio.

Desde então, ele seguiu uma trajetória notável na televisão e no rádio.

Estreou na televisão em 1960, durante a inauguração da TV Clube, e em 1963 migrou para a TV Tupi. Mais tarde, em 1971, chegou à TV Globo, onde se estabeleceu como um nome respeitado no cenário artístico brasileiro.

José Santa Cruz é amplamente conhecido por sua carreira como dublador, tendo emprestado sua voz para diversos personagens icônicos.

Entre seus trabalhos mais famosos está o bordão “Querida, cheguei”, do pai da ‘Família Dinossauros’, uma série que marcou a década de 1990.

Ele também dublou personagens como Magneto nos filmes e desenhos do X-Men, Rúbeo Hagrid na saga Harry Potter, J.Jameson nos filmes do Homem-Aranha, e vários personagens do ator Danny DeVito.

Na TV Globo, José Santa Cruz participou de programas como ‘Alô, Brasil!’ e ‘Aquele Abraço’ nos anos 70; ‘O Bem Amado’ e ‘A Festa É Nossa’ nos anos 80.

Entre 2002 e 2015, atuou no programa humorístico ‘Zorra Total’, e seu papel mais recente foi como um padre na novela ‘Espelho da Vida’, exibida em 2019.

Compartilhe

Outras publicações

0%