Ministério da Saúde Adquire 9,5 Milhões de Doses da Vacina contra a Dengue, mas Com Restrições de Público

Vacina Dengue SUS

O Ministério da Saúde anunciou a aquisição de 9,5 milhões de doses da vacina contra a dengue, mas a disponibilidade do imunizante no Sistema Único de Saúde (SUS) é limitada a uma faixa etária específica. Desenvolvida pela farmacêutica Takeda, a vacina Qdenga foi incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) no final de 2023 e está sendo oferecida para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que apresenta o maior número de hospitalizações por dengue, logo após os idosos.

A decisão de restringir o público se deve à baixa disponibilidade mundial da vacina. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda não autorizou o uso do imunizante para pessoas com mais de 60 anos, e o Ministério da Saúde informou que ainda não há previsão de ampliação da faixa etária do público-alvo.

Embora o SUS ofereça a Qdenga para crianças e adolescentes, a vacina pode ser aplicada em pessoas de 4 a 59 anos. No entanto, a eficácia do imunizante em idosos ainda não foi completamente comprovada, o que impede sua recomendação para essa faixa etária.

Para quem não se enquadra no público prioritário do SUS, as vacinas estão disponíveis nas farmácias e laboratórios particulares, com preços variando entre R$ 350 e R$ 500 por dose. Contudo, o número de doses no setor privado é limitado, já que a prioridade é para a distribuição no SUS.

A vacina é administrada em duas doses, com intervalo de três meses, e é indicada tanto para pessoas que já foram infectadas pelo vírus da dengue quanto para aquelas que nunca contraíram a doença.

Compartilhe

Outras publicações

Cidade das Águas FM - Todos os Direitos Reservados

0%