CIDADE DAS ÁGUAS FM A rádio dos melhores ouvintes
Mais de 5 milhões de eleitores podem ter título cancelado; prazo final para evitar irregularidade é 29 de maio
Mais de 5 milhões de eleitores brasileiros estão prestes a ter o título de eleitor cancelado, segundo informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A irregularidade atinge quem faltou às três últimas eleições consecutivas sem apresentar justificativa ou quitar as multas eleitorais correspondentes.
O prazo regular para regularizar a situação terminou na última segunda-feira, 19 de maio, mas o TSE ainda oferece uma última oportunidade: os eleitores nessa condição têm até o dia 29 de maio para solicitar a reversão do cancelamento, presencialmente em um cartório eleitoral ou por meio do autoatendimento no site oficial da Justiça Eleitoral.
A solicitação será analisada com base nos documentos anexados pelo eleitor, e caberá à Justiça Eleitoral decidir se o título será ou não mantido ativo.
O TSE ressalta que não haverá comunicação individual aos eleitores sobre o cancelamento. Para verificar a situação do título, é necessário acessar o site www.tse.jus.br.
A partir de 30 de maio, quem não tiver tomado providências terá o título cancelado de forma definitiva, ficando impedido de votar, ser votado, além de enfrentar restrições como dificuldades para tirar passaporte, obter empréstimos em bancos públicos ou tomar posse em cargos públicos.
A recomendação é que os eleitores verifiquem sua situação o quanto antes para evitar transtornos.