Mais de 30 mil jovens brasileiras se alistam voluntariamente para as Forças Armadas no primeiro ano de adesão feminina

MULHER EXERCITO

Pela primeira vez na história, jovens brasileiras de 18 anos — ou que completam a maioridade em 2025 — puderam se alistar voluntariamente para o serviço militar. O resultado surpreendeu: 33.721 jovens se apresentaram para concorrer a vagas no Exército, na Marinha e na Aeronáutica.

A adesão foi muito superior à oferta de vagas. São apenas 1.465 oportunidades disponíveis, número 23 vezes menor que o total de inscritas. As vagas estão distribuídas em 29 municípios de 13 estados: 1.010 no Exército, 300 na Aeronáutica e 155 na Marinha.

Segundo o Ministério da Defesa, o Rio de Janeiro liderou o número de alistamentos femininos, com 8.102 candidatas. São Paulo, Distrito Federal, Amazonas e Pará também registraram altos índices de inscrições.

O prazo para alistamento terminou em 30 de junho. As candidatas passarão agora por um processo seletivo, e as aprovadas iniciarão o serviço militar em 2026.

Já entre os homens, o alistamento segue obrigatório. Mais de um milhão de jovens brasileiros se apresentaram neste ano, conforme determina a lei para todos os que completam 18 anos.

Compartilhe

Outras publicações

Cidade das Águas FM - Todos os Direitos Reservados

0%