CIDADE DAS ÁGUAS FM A rádio dos melhores ouvintes
As internações de crianças por sintomas respiratórios estão em alta no Brasil, segundo o boletim InfoGripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O relatório mais recente, que abrange o período de 30 de março a 5 de abril, aponta crescimento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre o público infantil.
O principal agente identificado é o vírus sincicial respiratório, frequentemente associado à bronquiolite, infecção comum em crianças pequenas. Ainda segundo o boletim, também há indícios de aumento nos casos causados por Influenza A, vírus responsável pela gripe — infecções que tendem a se intensificar nas estações mais frias, como outono e inverno.
Ao todo, 13 dos 27 estados brasileiros apresentaram tendência de alta nos casos de SRAG nas últimas semanas. Entre eles estão Acre, Amapá, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Roraima e Sergipe.
Somente neste ano, já foram notificados quase 31.800 casos de SRAG. Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, os testes indicaram que 50,4% dos casos positivos foram causados pelo vírus sincicial respiratório, enquanto 10,3% foram atribuídos ao Influenza A.
As autoridades de saúde reforçam a importância da vacinação contra a gripe e dos cuidados preventivos, especialmente entre crianças pequenas e pessoas em grupos de risco.