CIDADE DAS ÁGUAS FM A rádio dos melhores ouvintes
A Fiocruz emitiu um alerta sobre o avanço do vírus influenza A, causador da gripe, que se tornou a principal causa de mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre idosos no Brasil. O cenário também preocupa entre as crianças, nas quais o vírus figura entre os três mais letais atualmente.
O mais recente boletim InfoGripe, divulgado pela instituição, aponta aumento nas internações por gripe em diversas regiões do país. A covid-19 ainda representa a segunda principal causa de mortalidade por SRAG entre os idosos.
Já entre as crianças, o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) continua sendo o principal agente de óbitos relacionados à síndrome, seguido pelo rinovírus e pela influenza A.
Atualmente, 15 estados apresentam cenário de alerta ou alto risco com tendência de crescimento dos casos de SRAG. Estão nessa situação: Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima e Tocantins (Norte); Bahia e Ceará (Nordeste); Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (Centro-Oeste); Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo (Sudeste); além dos três estados do Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Outras oito unidades da federação também estão em situação de alerta, risco ou alto risco, mas sem tendência de crescimento sustentado: Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Sergipe e Rio Grande do Norte.