Controladores de voo iniciam hoje greve que pode afetar aeroportos em todo o país

Greve Controladores voo

Nesta segunda-feira (9), os funcionários da NAV Brasil, a estatal responsável pelo controle aéreo em alguns dos maiores aeroportos do país, anunciaram o início de uma greve que pode ter um grande impacto em 43 aeroportos em todo o Brasil.

Entre os aeroportos potencialmente afetados estão o Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e o Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte.

A greve foi aprovada durante uma assembleia virtual realizada na semana passada, na qual 64,5% dos 1.105 trabalhadores participantes votaram a favor da paralisação.

Entre as principais demandas dos funcionários estão a recomposição salarial e a solicitação de adicionais, entre outras reivindicações.

De acordo com o SNTPV (Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Proteção ao Voo), a categoria é paralisou suas atividades das 7h às 8h nesta segunda-feira e deve repetir o mesmo horário de paralisação entre quarta-feira (11) e domingo (15).

Caso não haja acordo, na semana seguinte, entre os dias 16 e 21 de outubro, a promessa é aumentar a paralisação para duas horas diárias, com interrupções tanto pela manhã, das 7h às 8h, quanto à tarde,
das 18h às 19h.

A NAV Brasil emprega atualmente 1.698 trabalhadores e é responsável por controlar 38% dos pousos e decolagens em todo o país, de acordo com informações da própria empresa.

A gestão de voos nos demais aeroportos do Brasil é conduzida em grande parte pela Aeronáutica.

Compartilhe

Outras publicações

0%