play_arrow
CIDADE DAS ÁGUAS FM A rádio dos melhores ouvintes
O Governo de São Paulo publicou no Diário Oficial do Estado o calendário oficial de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente ao exercício de 2026. Os proprietários poderão quitar o imposto à vista em janeiro, com desconto de 3%, ou optar pelo pagamento parcelado, conforme as regras definidas pelo Decreto.
Para quem escolher o pagamento em cota única com desconto, será necessário seguir a data-limite correspondente ao final da placa do veículo, estabelecida para o mês de janeiro. Também será possível pagar o imposto em fevereiro, porém sem direito ao desconto, respeitando igualmente o final da placa.
Parcelamento
O parcelamento poderá ser feito entre três e cinco vezes, de janeiro a maio, dependendo do valor total do imposto. Para valores iguais ou superiores a 10 Ufesps, o parcelamento pode ser dividido em até cinco parcelas. Valores menores garantem a opção de parcelamento em três ou quatro vezes.
Caminhões têm calendário especial
Para proprietários de caminhões, o calendário é diferenciado. O pagamento à vista, sem desconto, poderá ser realizado até 22 de abril. Já o parcelamento pode ser feito em até cinco vezes, com vencimento no dia 20 de cada mês.
Como pagar
O pagamento do IPVA pode ser feito diretamente em caixas eletrônicos ou pelo internet banking. Para isso, basta informar o número do Renavam e escolher a modalidade de quitação desejada.