CIDADE DAS ÁGUAS FM A rádio dos melhores ouvintes
O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2025 entra na reta final. Os contribuintes têm até às 23h59 do dia 30 de maio para enviar as informações à Receita Federal e evitar problemas com o Fisco.
Neste ano, a Receita espera receber 46,2 milhões de declarações. Quem perder o prazo está sujeito a multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do valor do imposto devido.
Além da penalidade financeira, deixar de declarar o Imposto de Renda pode trazer outros transtornos: o contribuinte fica com restrição no CPF, o que pode impedir a contratação de financiamentos, a abertura de contas bancárias e até mesmo a saída do país.
Devem enviar a declaração todos os cidadãos que, em 2024:
Outras situações também podem obrigar a entrega da declaração, como a posse de bens acima de determinado valor ou a realização de operações na bolsa de valores. A lista completa está disponível no site: gov.br/receitafederal.
Mesmo quem não é obrigado a declarar pode enviar a documentação espontaneamente. Em alguns casos, isso pode resultar em valores a restituir, o que torna vantajosa a entrega voluntária da declaração.
Com o prazo se aproximando do fim, especialistas recomendam atenção redobrada para evitar erros, garantir o envio dentro do prazo e, se for o caso, receber a restituição nos primeiros lotes.