Estudo revela que uso excessivo de redes sociais pode aumentar a irritabilidade

CRIANÇAS REDES SOCIAIS

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos trouxe à tona um dado importante sobre o impacto das redes sociais na saúde mental. Embora o uso dessas plataformas digitais possa liberar dopamina e gerar algum prazer momentâneo, o uso excessivo está relacionado ao aumento da irritabilidade.

O estudo analisou o comportamento de mais de 40 mil pessoas em relação ao uso de plataformas como Instagram, X (antigo Twitter), Facebook e TikTok. Os participantes responderam a questionários sobre a frequência com que acessavam as redes sociais e a quantidade de publicações que realizavam.

Para medir os efeitos no humor, foi aplicada uma metodologia específica que avaliou a irritabilidade, utilizando uma pontuação que variava de 5 a 30. Também foram calculados sintomas de depressão e ansiedade. Os resultados indicaram que o uso excessivo das plataformas pode ter um efeito negativo no estado emocional dos usuários.

De acordo com os dados, 78,2% dos entrevistados afirmaram acessar pelo menos uma plataforma social todos os dias. Quase 25% disseram que passam a maior parte do dia conectados, e 16,2% relataram publicar conteúdos várias vezes ao dia.

Os resultados mostraram que, quanto mais tempo uma pessoa passa online, maior tende a ser sua irritabilidade. Esse efeito foi especialmente forte entre os usuários do X e do Facebook, e entre aqueles que postavam com maior frequência.

Portanto, o estudo reforça a importância de um equilíbrio no uso das redes sociais, alertando para os possíveis efeitos negativos que o uso excessivo pode ter na saúde mental.

Compartilhe

Outras publicações

Cidade das Águas FM - Todos os Direitos Reservados

0%