Estudo comprova que doenças crônicas agravam infecções respiratórias em pessoas acima de 60 anos

GRIPE

Um novo estudo realizado por especialistas brasileiros confirmou que doenças crônicas potencializam os riscos de infecções respiratórias em pessoas com mais de 60 anos. A pesquisa, que envolveu infectologistas, epidemiologistas e pneumologistas de diferentes centros de investigação do país, analisou os impactos do Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em idosos hospitalizados com pneumonia, tanto na rede pública quanto na privada de saúde.

O VSR é transmitido de forma semelhante à gripe e à Covid-19, e pode causar quadros graves em pacientes com comorbidades. Segundo os dados levantados, doenças cardiovasculares, diabetes e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) foram as condições mais associadas a complicações severas da infecção.

As doenças cardiovasculares lideraram a lista, presentes em 64,2% dos casos entre os 3.348 adultos que precisaram de internação durante o período analisado, entre 2013 e 2023.

Ainda de acordo com o estudo, idosos com doenças crônicas tiveram taxas mais elevadas de admissão em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), tempo de internação prolongado e maior mortalidade, se comparados àqueles sem essas condições.

A estimativa global é que o Vírus Sincicial Respiratório afete cerca de 64 milhões de pessoas todos os anos.

Perguntar ao ChatGPT

Compartilhe

Outras publicações

Cidade das Águas FM - Todos os Direitos Reservados

0%