CIDADE DAS ÁGUAS FM A rádio dos melhores ouvintes
Um novo estudo realizado por especialistas brasileiros confirmou que doenças crônicas potencializam os riscos de infecções respiratórias em pessoas com mais de 60 anos. A pesquisa, que envolveu infectologistas, epidemiologistas e pneumologistas de diferentes centros de investigação do país, analisou os impactos do Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em idosos hospitalizados com pneumonia, tanto na rede pública quanto na privada de saúde.
O VSR é transmitido de forma semelhante à gripe e à Covid-19, e pode causar quadros graves em pacientes com comorbidades. Segundo os dados levantados, doenças cardiovasculares, diabetes e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) foram as condições mais associadas a complicações severas da infecção.
As doenças cardiovasculares lideraram a lista, presentes em 64,2% dos casos entre os 3.348 adultos que precisaram de internação durante o período analisado, entre 2013 e 2023.
Ainda de acordo com o estudo, idosos com doenças crônicas tiveram taxas mais elevadas de admissão em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), tempo de internação prolongado e maior mortalidade, se comparados àqueles sem essas condições.
A estimativa global é que o Vírus Sincicial Respiratório afete cerca de 64 milhões de pessoas todos os anos.
Perguntar ao ChatGPT