play_arrow
CIDADE DAS ÁGUAS FM A rádio dos melhores ouvintes
Um estudo divulgado pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com uma consultoria especializada, acendeu o alerta para o risco de escassez de água em diversas cidades brasileiras nas próximas décadas.
De acordo com o levantamento, até 2050 pode haver uma restrição média de 3,4% na disponibilidade hídrica anual nos municípios do país — o que equivale a cerca de 12 dias de racionamento por ano.
O problema tende a ser mais grave nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, onde a limitação no abastecimento pode ultrapassar um mês por ano, devido ao clima mais seco e à menor disponibilidade de recursos hídricos.
O estudo traçou cenários para o consumo de água nas residências brasileiras em 2050, levando em conta variáveis como crescimento populacional, aumento da renda e expansão do consumo.
Os pesquisadores apontam que, se o Produto Interno Bruto (PIB) crescer em média 2,7% ao ano e forem mantidos os índices atuais de perdas de água, a demanda até 2050 exigirá um aumento de 59,3% na produção de água tratada em relação ao volume registrado em 2023.
O relatório reforça a necessidade de planejamento e investimento em infraestrutura hídrica, além de ações para reduzir desperdícios e perdas nas redes de abastecimento, como forma de garantir o fornecimento sustentável de água para as próximas gerações.