CIDADE DAS ÁGUAS FM A rádio dos melhores ouvintes
Projeto de extensão dos alunos de Medicina do Ensino Einstein organiza expedição para atender pacientes que aguardam no fila do SUS. Para apoiar o sistema público de saúde, o Projeto Kavanah realiza, entre os dias 29 e 31 de março, um mutirão de cirurgias de pequena e média complexidades na cidade de Amparo.
O projeto de extensão é uma iniciativa voluntária dos alunos de Medicina do Ensino Einstein eros procedimentos serão realizados no hospital Santa Casa Anna Cintra, com suporte operacional de professores, médicos e equipe multidisciplinar da faculdade e do corpo clínico do Einstein.
Com uma população de cerca de 68 mil habitantes, segundo o censo de 2022, Amparo é a terceira cidade a sediar uma expedição do Kavanah, que já passou pelas cidades de Aparecida de Goiânia (GO) e Muzambinho (MG). O projeto de extensão atenderá municipes que aguardam na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização de cirurgias eletivas. “Estamos em contato com a Santa Casa da cidade há meses, para melhor compreender suas demandas e alinhar nossa prática com a equipe local”, afirma Fernanda Leitzke, aluna de Medicina do Ensino Einstein, uma das fundadoras e atual diretora Geral do Kavanah.
“No Brasil, mais de um milhão de pessoas estão na fila para a realização de procedimentos eletivos e essa espera pode chegar a seis anos em algumas cidades. Estamos muito felizes em contribuir com o sistema de saúde local e trazer saúde especializada à população de Amparo”, afirma o Dr. Daniel Magalhães, integrante do corpo clínico do Einstein e coordenador médico do Kavanah.
O projeto tem apoio institucional do Dr. Bruno Muller, coordenador cirúrgico do Einstein, e coordenação acadêmica do Dr. Leandro Luongo de Matos, professor do ensino Einstein. Serão realizados procedimentos como histerectomias, laqueaduras e cirurgias de correção de hérnia.
A expedição contara com, aproximadamente, 40 voluntários, entre alunos, anestesistas, cirurgiões gerais, ginecologistas e obstetras e equipe multidisciplinar.
A expedição em Amparo conta com apoio das empresas Tozzini Freire, Confiance, Vemed, Bhio Supply, EndoMedical, Bip Privativos e Jalecos, Mission Chocolates, Di Siena Chocolates e o Centro Acadêmico Anna Turan.