Desempenho de cursos de Medicina no Enade apresenta piora nos últimos quatro anos

MEDICO

Dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023 indicam queda na qualidade dos cursos de Medicina no Brasil em comparação com os resultados obtidos em 2019. Segundo o levantamento, 20% dos participantes não atingiram a nota considerada satisfatória.

O Enade é aplicado a cada três anos para diferentes grupos de cursos de graduação. Em 2023, a avaliação incluiu 9.800 cursos de 23 bacharelados e seis tecnólogos, totalizando 40 questões, sendo 10 de conhecimentos gerais e 30 específicas da área de formação.

No caso da Medicina, participaram 309 cursos, sendo a maioria em instituições privadas (196). Entre essas, 28% obtiveram desempenho nas faixas mais baixas da avaliação. Já entre as universidades públicas, esse índice foi de 6,1%.

O número total de participantes no exame foi de 31.054 estudantes. O levantamento também chama atenção para o crescimento acelerado da oferta de cursos de Medicina: desde 1990, o número de faculdades na área aumentou cinco vezes.

Os dados reforçam preocupações sobre a qualidade do ensino médico no país, especialmente na rede privada, e reacendem o debate sobre a expansão descontrolada de cursos sem a devida estrutura.

Compartilhe

Outras publicações

Cidade das Águas FM - Todos os Direitos Reservados

0%