CIDADE DAS ÁGUAS FM A rádio dos melhores ouvintes
A Defesa Civil de Amparo está participando até esta quarta-feira, dia 16, do 1º Congresso Internacional de Resiliência Climática, realizado em São Paulo. O evento visa alinhar as atividades da Defesa Civil frente aos desafios impostos pelas mudanças climáticas, ampliando a capacidade de resposta das cidades a eventos climáticos extremos.
Com foco na adaptação climática como elemento central na prevenção de desastres e na gestão de emergências, o congresso reúne importantes autoridades, incluindo o governador Tarcísio de Freitas, o coordenador estadual de proteção e defesa civil, Coronel PM Henguel Ricardo Pereira, e as secretárias Natália Resende (Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística) e Laís Vita (Comunicação Social).
As pautas do evento incluem discussões sobre os impactos das mudanças climáticas e a intensidade dos desastres naturais, orientando o público e formuladores de políticas sobre a importância de adotar práticas sustentáveis. Além disso, foram promovidas integrações entre estratégias de resiliência climática e planos de resposta a emergências, garantindo uma atuação coordenada em situações de crise.
O congresso também incentiva parcerias entre agências nacionais e internacionais, ONGs, academia e setor privado, visando compartilhar conhecimentos e práticas recomendadas em resiliência climática. Workshops e painéis foram realizados para capacitar profissionais da Defesa Civil e o público em geral sobre os desafios das mudanças climáticas e o uso de tecnologias inovadoras na gestão de riscos.
O supervisor da Defesa Civil de Amparo, Adnei Buzo, destacou a importância da capacitação: “É preciso estar atento. Por determinação do prefeito Carlos Alberto, a Defesa Civil de Amparo está se capacitando. Nos próximos dias, também teremos a preparação para a Operação Verão e a capacitação sobre segurança de barragens.”
Essa participação no congresso reforça o compromisso da Defesa Civil de Amparo em melhorar a gestão de riscos e promover a segurança da comunidade diante das mudanças climáticas.