play_arrow
CIDADE DAS ÁGUAS FM A rádio dos melhores ouvintes
Os Correios apresentaram ao Tribunal de Contas da União (TCU) um plano de reestruturação da estatal, que inclui uma operação de crédito no valor de R$ 20 bilhões, a ser contratada com bancos públicos e privados. O empréstimo contaria com garantia do Tesouro Nacional, condicionada à adoção de medidas voltadas ao saneamento da gestão da empresa.
A reunião foi solicitada pelo presidente dos Correios, Emmanoel Schmidt Rondon, que assumiu o cargo em setembro deste ano. O tema faz parte da Lista de Alto Risco do TCU, o que garante acompanhamento prioritário da corte, em razão da gravidade e da relevância da situação financeira da estatal.
Segundo o tribunal, unidades técnicas do TCU irão acompanhar a execução do plano e a participação do governo federal na operação de crédito, incluindo o eventual envolvimento de bancos públicos.
“O objetivo é assegurar que as medidas adotadas estejam em conformidade com a legislação e que os recursos sejam aplicados de forma eficiente e transparente”, destacou o TCU em nota.
Os Correios acumulam prejuízo de R$ 4,37 bilhões nos dois primeiros trimestres de 2025, resultado que se soma às perdas registradas desde 2022 e que se agravaram na atual administração.