CIDADE DAS ÁGUAS FM A rádio dos melhores ouvintes
A conta de energia elétrica vai pesar ainda mais no bolso dos brasileiros a partir de agosto. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (19) que vai acionar a bandeira vermelha patamar 2, o que representa um acréscimo de R$ 7,87 a cada 100 quilowatts-hora consumidos.
De acordo com a Aneel, a decisão se deve ao volume de chuvas abaixo da média em várias regiões do país, o que reduziu os níveis dos reservatórios das hidrelétricas. Com isso, foi necessário acionar as usinas termelétricas, que têm um custo de geração mais alto.
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias informa ao consumidor as condições de geração de energia no Brasil e os custos associados. A cor da bandeira — verde, amarela ou vermelha (com dois patamares) — indica o custo adicional que será aplicado na fatura.
Ainda segundo a agência, as bandeiras ajudam o consumidor a entender o cenário da produção de energia no país e a adotar hábitos mais conscientes de consumo, colaborando para reduzir o valor da conta.
Com a bandeira vermelha patamar 2, a recomendação é que a população redobre os cuidados para economizar energia, evitando desperdícios e priorizando o uso racional dos aparelhos elétricos.