Campinas bate novo recorde de calor em 2023

Calor Campinas

A onda de calor se estendeu por todo o Brasil, trazendo consigo o primeiro recorde do ano nesta quinta-feira, 21 de setembro.

Segundo a Estação IAC-Campinas, a cidade experimentou o dia mais quente de 2023, com os termômetros marcando uma impressionante temperatura de 34,5°C às 15h20.

Este novo recorde supera o anterior, registrado em 13 de agosto, quando os termômetros atingiram os 34°C.

As previsões indicam que esse recorde pode não durar muito, já que se esperam picos ainda mais altos de calor

O último recorde de temperatura máxima em Campinas foi estabelecido em 7 de outubro de 2020, quando a cidade registrou impressionantes 40,4°C, conforme medido pelo termômetro da Estação de Tratamento de Água (ETA) Capivari.

Essa marca histórica ultrapassou tanto as medições do Cepagri da Unicamp, que iniciou seus registros em 1990, quanto as do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), que coleta dados de temperatura desde 1992.

O Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp prevê mais calor para a sexta-feira, com as temperaturas variando entre 20 e 36°C, e a umidade relativa do ar atingindo um mínimo de 25%.

No fim de semana, a tendência é de céu predominantemente claro, com temperaturas oscilando entre 20 e 37°C e uma umidade relativa do ar prevista de 20%.

Compartilhe

Outras publicações

0%