play_arrow
CIDADE DAS ÁGUAS FM A rádio dos melhores ouvintes
O número de brasileiros com dívidas continua crescendo e atingiu um novo recorde. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 79,5% das famílias afirmaram ter algum tipo de dívida a vencer em outubro. Este é o nono mês consecutivo de alta e o maior índice da série histórica da pesquisa.
Entre as famílias endividadas, 30% informaram que as dívidas estão em atraso, enquanto 13,2% disseram que não terão condições de pagar as parcelas.
O aumento do endividamento e da inadimplência também fez crescer o tempo médio de atraso no pagamento das contas. O percentual de famílias com dívidas em atraso há mais de três meses subiu de 48,7% para 49%, o maior patamar desde dezembro do ano passado.
A CNC destaca que fatores como o custo de vida elevado, o crédito mais caro e a perda do poder de compra têm pressionado o orçamento das famílias, levando muitas delas a recorrerem ao parcelamento de compras e ao uso do cartão de crédito para manter as despesas básicas.