CIDADE DAS ÁGUAS FM A rádio dos melhores ouvintes
A forma de classificar a pressão arterial mudou no país. A nova Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial 2025, elaborada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e pela Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), passa a considerar os níveis de 12 por 8 como pré-hipertensão.
Antes, esse valor era tratado como normal. Agora, passa a ser entendido como um sinal de alerta para o desenvolvimento da pressão alta.
Segundo as entidades médicas, a mudança tem como objetivo estimular a prevenção precoce. A recomendação é que pacientes com esse nível de pressão recebam orientação para mudanças no estilo de vida e, dependendo do histórico pessoal e familiar, possam até iniciar o uso de medicamentos.
A atualização acompanha uma tendência internacional. Em 2024, o Congresso Europeu de Cardiologia também passou a classificar a pressão 12 por 8 como “pressão arterial elevada”.
Dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão indicam que quase um terço da população brasileira tem hipertensão, condição que está entre as principais causas de infarto e acidente vascular cerebral (AVC).