Feminicídios com arma de fogo crescem 45% em 2025, aponta levantamento

VIOLENCIA CONTRA MULHER

Um levantamento do Instituto Fogo Cruzado revela um aumento alarmante nos casos de feminicídio e tentativas de feminicídio com arma de fogo em 2025. Até a primeira quinzena de agosto, foram registrados 29 ataques contra mulheres em 57 municípios brasileiros, número 45% maior que o registrado no mesmo período de 2024.

Das vítimas deste ano, 22 mulheres morreram após serem alvejadas, representando três em cada quatro casos. Em 2024, foram contabilizadas 20 vítimas, sendo 12 mortes e 8 feridas.

O levantamento mostra ainda que Pernambuco lidera o ranking de estados com mais casos no período analisado. Só na Região Metropolitana do Recife, foram registrados 13 ataques, o que representa 31% do total nacional.

O ambiente doméstico continua sendo o principal cenário da violência: 15 das 29 vítimas foram atacadas dentro de casa. O levantamento também aponta que em 86% dos casos (25 ataques), os agressores foram companheiros ou ex-companheiros das vítimas. Em 7 ocorrências, os autores dos feminicídios eram agentes de segurança.

Os dados reforçam a urgência de políticas públicas mais eficazes no combate à violência de gênero, especialmente no controle do acesso a armas de fogo e na proteção de mulheres em situação de risco.

Compartilhe

Outras publicações

Cidade das Águas FM - Todos os Direitos Reservados

0%