Polícia Federal deflagra Operação Caffeine Break contra desvio de cafeína para o tráfico de drogas

120825caffe

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (12) a Operação Caffeine Break, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no desvio de produtos químicos do mercado legal para uso como insumo pelo tráfico de drogas.

Ao todo, 210 policiais federais cumpriram 20 mandados de prisão temporária e 51 mandados de busca e apreensão em diversas cidades do estado de São Paulo e na capital do Rio de Janeiro. As ordens foram expedidas pela 3ª Vara Federal de São José dos Campos.

A investigação começou após o Setor de Químicos da PF em São José dos Campos identificar movimentações atípicas na compra de cafeína por uma empresa do setor de suplementos alimentícios e energéticos. Outras duas empresas também foram implicadas no esquema. Juntas, elas adquiriram mais de 550 toneladas do produto sem justificativa econômica, financeira ou logística, utilizando notas fiscais falsas para ocultar as transações.

O sócio da primeira empresa já havia sido preso em 2010 na Operação Opus Magna, em Santos (SP), por envolvimento em crime semelhante. Desta vez, o grupo operava com um esquema mais sofisticado, envolvendo profissionais especializados, como químicos, farmacêuticos, despachantes aduaneiros e advogados.

A Justiça também determinou o bloqueio de 59 contas bancárias e o sequestro de 83 bens móveis e imóveis dos investigados, totalizando até R$ 72 milhões. Os suspeitos poderão responder por desvio de produtos químicos controlados e participação em organização criminosa, com penas que podem ultrapassar 25 anos de prisão.

Compartilhe

Outras publicações

Cidade das Águas FM - Todos os Direitos Reservados

0%