Amparo capacita mais de 300 profissionais para implantação da Escuta Especializada

0808capacitaca

A Prefeitura de Amparo está promovendo a capacitação de mais de 300 pessoas de diversos setores — entre eles Educação, Saúde pública e privada, Assistência Social, Segurança Pública, Justiça, Conselhos Municipais, Esporte e Cultura — para a implantação da Escuta Especializada, conforme previsto pela Lei Federal 13.431/2017.

A Escuta Especializada é uma entrevista protegida, realizada por profissionais da rede de proteção, com o objetivo de ouvir crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, garantindo que o relato seja limitado apenas ao necessário, com total cuidado e respeito aos direitos da vítima.

Com esse procedimento, o município assegura que a criança ou adolescente não tenha contato com o suposto agressor ou com qualquer pessoa que possa representar ameaça, constrangimento ou coação.

Cronograma da capacitação

Nesta primeira semana (dias 6 e 7 de agosto), os encontros abordam aspectos históricos e a estruturação da Escuta Especializada na Rede de Proteção.

Na próxima semana, dias 13 e 14 de agosto, no Centro Universitário Amparense (UNIFIA), será ministrada a capacitação do Protocolo Unificado, documento essencial para padronizar os atendimentos em toda a rede.

“Com esse protocolo, teremos uma rede de proteção ainda maior para nossas crianças. A Secretaria de Desenvolvimento Social, por determinação do prefeito, está realizando ações inéditas no município, visando o acolhimento de forma segura, eficaz e com todas as ações coordenadas”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Cidadania.

Compartilhe

Outras publicações

Cidade das Águas FM - Todos os Direitos Reservados

0%