CIDADE DAS ÁGUAS FM A rádio dos melhores ouvintes
O governo federal vai criar um banco de dados nacional com todos os códigos de identificação de celulares no Brasil, os chamados IMEIs. A medida faz parte do programa Celular Seguro e tem como objetivo facilitar a identificação e a recuperação de aparelhos roubados no país, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Com o novo sistema, qualquer pessoa poderá consultar o número do IMEI de um celular para verificar se o aparelho foi roubado. Em caso de furto ou roubo, será possível atualizar o status do dispositivo, que passará a constar na lista com restrição de uso.
Nesta semana, uma nova fase do programa foi iniciada. Agora, vítimas de roubos ou furtos têm duas opções: o bloqueio total ou o modo de recuperação.
No bloqueio total, a linha telefônica é desativada, as contas vinculadas a instituições parceiras são bloqueadas e o IMEI do aparelho é inutilizado. Nesse caso, mesmo que o celular seja recuperado, não é possível apenas inserir um novo chip — é necessário passar por um processo burocrático para reverter o bloqueio.
Já no modo recuperação, o usuário pode bloquear a linha e as contas sem desativar o IMEI. O número é incluído na lista de restrição, o que dificulta o uso indevido do aparelho, mas permite a reativação em caso de recuperação.