CIDADE DAS ÁGUAS FM A rádio dos melhores ouvintes
Uma ação do Ministério da Justiça e Segurança Pública tem ajudado a devolver milhares de celulares roubados a seus donos. Entre novembro e a primeira quinzena de dezembro, mais de 2,6 mil aparelhos foram recuperados com a ajuda de intimações enviadas por WhatsApp, solicitando a devolução voluntária dos celulares.
A medida foi implementada em 11 estados do Norte e Nordeste do Brasil: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins. Os donos de celulares comprados de forma irregular receberam uma intimação via WhatsApp, orientando-os a devolver os aparelhos nas delegacias da Polícia Civil.
Ao todo, 2.606 celulares foram recuperados durante o período e serão devolvidos aos seus legítimos proprietários. A identificação dos aparelhos irregulares foi possível graças ao número único de cada celular, o IMEI, que permite que as operadoras e as autoridades localizem e recuperem os dispositivos.
A ação visa combater o mercado de celulares roubados e furtados, além de conscientizar a população sobre os riscos de adquirir aparelhos de origem duvidosa. A recomendação das autoridades é que, para evitar a compra de celulares furtados, os consumidores desconfie de aparelhos vendidos abaixo do preço de mercado ou sem nota fiscal.