CIDADE DAS ÁGUAS FM A rádio dos melhores ouvintes
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, surpreendeu o país ao anunciar sua retirada da corrida presidencial de 2024. Após uma carreira política de cinco décadas, Biden cedeu à pressão crescente de membros do seu partido para encerrar sua candidatura à reeleição, que nunca se recuperou totalmente após um desastroso debate em 27 de junho.
Com 81 anos, Biden anunciou sua decisão no domingo, após questionamentos sobre sua saúde física e mental durante um debate ao vivo, onde teve dificuldades para concluir frases, demonstrando expressões confusas e hesitando em suas respostas.
Apesar de resistir por semanas à pressão para desistir, Biden finalmente capitulou diante do aumento do número de democratas pedindo sua retirada, tanto publicamente quanto em conversas privadas. Mais de 30 legisladores do partido defenderam que ele passasse o bastão para outro nome, argumentando que suas chances de vitória em novembro eram reduzidas e poderia prejudicar o partido nas demais eleições.
Após o debate de junho, onde admitiu ter tido uma performance ruim, atribuída por seus assessores a um resfriado adquirido durante uma viagem internacional, Biden tentou impulsionar sua campanha com um debate antecipado, na esperança de mudar as pesquisas, sem sucesso.
Logo após anunciar sua desistência, Biden declarou seu apoio à candidatura presidencial de sua vice, Kamala Harris, de 59 anos. Harris, agora, se torna a candidata do Partido Democrata para a presidência, assumindo um papel central na disputa eleitoral que se avizinha.