CIDADE DAS ÁGUAS FM A rádio dos melhores ouvintes
O Brasil está se preparando para uma nova onda de calor prevista para ocorrer no final de abril.
Esta será a quarta onda de calor desde o início de 2024, com a alta pressão na média atmosfera sendo a principal responsável por este fenômeno, atuando como um bloqueio atmosférico que favorece a manutenção do ar seco e quente, resultando em temperaturas elevadas.
Nos próximos dias, a área de alta pressão na média atmosfera ganhará força sobre partes do Mato Grosso do Sul e Paraná, migrando gradualmente para o leste do Sudeste do país entre o final de abril e início de maio.
Como este sistema ficará praticamente estacionado sobre áreas do Centro-Sul brasileiro por vários dias, ele impedirá a entrada de frentes frias no Centro-Oeste e Sudeste, o que contribui para a manutenção do ar seco e a intensificação do ar quente.
O impacto desse bloqueio atmosférico será sentido em várias regiões do Brasil, especialmente no Centro-Sul, com temperaturas acima da média para essa época do ano.
Isso pode trazer consequências para a saúde da população, agricultura, e sistemas de energia, além de aumentar o risco de incêndios florestais e queimadas.
As autoridades recomendam que a população tome precauções para lidar com o calor intenso, como se manter hidratada, usar roupas leves, evitar atividades físicas em horários de pico de temperatura, e ficar atenta a sinais de insolação ou desidratação.
Os governos estaduais e municipais também podem implementar medidas de prevenção para mitigar os riscos associados ao calor extremo.