CIDADE DAS ÁGUAS FM A rádio dos melhores ouvintes
A Prefeitura da Estância de Amparo representada pela Secretaria Municipal de Saúde de Amparo iniciará, na segunda-feira (25/3), a campanha de vacinação contra a influenza, destinada a grupos prioritários. A vacina estará disponível nas unidades de saúde do município até 31 de maio de 2024,
A vacinação contra a influenza é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a influenza e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos, além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde. Os sintomas podem ser confundidos com os da Covid-19.
Nesse período, serão vacinados crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, indivíduos com 60 anos ou mais de idade, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas portadoras de deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, pessoas em situação de rua.
A vacina da gripe é anual: quem se vacinou no ano passado precisa tomar uma nova dose este ano. Em 2024, a fórmula usada na campanha protege contra as três cepas do vírus influenza que mais circularam no ano passado no Hemisfério Sul: H1N1 Victoria, H3N2 Tailândia e B Áustria. Para quem já tomou o imunizante, o esquema vacinal é de dose única. Já para as crianças da faixa etária elencada que vão tomar a vacina pela primeira vez, serão duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.
A imunização contra a gripe é fundamental para prevenir complicações, internações e mortes decorrentes das infecções pelos vírus da influenza nos grupos mais suscetíveis. Estudos estimam que a vacinação reduza de 32% a 45% as hospitalizações por pneumonias; de 39% a 75% da mortalidade global; e cerca de 50% as doenças relacionadas à influenza.
Veja a lista dos grupos prioritários:
Crianças de 6 meses a 6 anos
Pessoas de 60 anos e mais
Gestantes em qualquer idade gestacional,
Puérperas
Povos indígenas
Quilombolas
Trabalhadores de saúde
Pessoas com deficiência permanente
Adolescentes em medidas socioeducativas (menor 18 anos)
População privada de liberdade (menor 18 anos)
Comorbidades
Professores
Forças Armadas
Pessoas em situação de rua
Forças de Segurança e Salvamento
Caminhoneiros
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbano e de longo curso
Trabalhadores portuários