CIDADE DAS ÁGUAS FM A rádio dos melhores ouvintes
A Defesa Civil de Campinas emitiu um alerta à população devido às altas temperaturas e à possível queda da Umidade Relativa do Ar (URA) previstas para atingir a Região Metropolitana de Campinas (RMC) nos próximos dias.
O departamento aconselha que as pessoas tomem precauções, como a ingestão adequada de água, e evitem atividades físicas ao ar livre nos horários mais quentes do dia.
O coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, destaca que a previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil Estadual, indica que,
entre sábado (11) e segunda-feira (13), as temperaturas devem aumentar gradualmente, atingindo momentos de calor intenso as regiões de Campinas e Sorocaba.
Com máximas previstas de 38°C e sensação térmica de 40°C, é enfatizada a importância de se proteger do sol, evitando atividades físicas ao ar livre nos períodos mais quentes do dia e mantendo uma hidratação constante com a ingestão de água.
Além disso, a população é orientada a não provocar queimadas na vegetação, pois isso constitui um crime ambiental e aumenta o risco de incêndios.
Diante desse cenário, a atenção deve ser redobrada para a população mais vulnerável, como idosos e crianças.
A URA é dividida em três níveis: estado de atenção (URA entre 20 e 30%), estado de alerta (URA entre 12 e 20%) e estado de emergência (URA abaixo de 12%).
A população deve ficar atenta a esses índices para adotar medidas adequadas de proteção à saúde e ao meio ambiente.