A estação preferida da maioria dos brasileiros começou no Hemisfério Sul à meia noite e 27, desta sexta-feira, dia 22 de dezembro, considerando o horário de Brasília.
A estação do calor, marcada pelos dias mais longos e noites mais curtas, termina só no dia 20 de março de 2024, no comecinho da madrugada, à meia noite e seis.
De modo geral, o verão é caracterizado pelo aumento das temperaturas e também das chuvas, que geralmente são fortes e de rápida duração, as chamadas chuvas de verão.
Este ano, por causa do El Niño, boa parte do país deve registrar temperaturas e chuvas acima da média ao longo dos próximos três meses.
Em relação ao calor, o destaque é para os estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Mato Grosso do Sul, além de parte do Pará e do Mato Grosso; Espírito Santo, Bahia e sul do Piauí também sofrer com termômetros marcando temperaturas mais altas do que o normal.
Novas ondas de calorão devem ser registradas em janeiro e fevereiro, fazendo a população da região Sudeste e Centro-Oeste suar ainda mais.
As chuvas devem aumentar gradualmente em todo o país até março, mas, na região Amazônica, por exemplo, que enfrenta seca histórica, a quantidade de chuva deve continuar abaixo da média.
Em contrapartida, elas devem cair acima da média em partes do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.