Onda de calor diminui, mas temperaturas elevadas persistem

Onda Calor Demanda Energia

A intensa onda de calor que elevou as temperaturas em grande parte das capitais brasileiras, registrando mais de 35ºC chegou oficialmente ao fim neste domingo (17/12) às 19h.

Contudo, especialistas alertam que as temperaturas não devem cair imediatamente.

Massas de ar frio e úmido estão previstas para avançar pelo Brasil a partir desta segunda-feira (18/12), trazendo consigo chuvas e, em algumas regiões, riscos de tempestades.

Apesar disso, a redução das temperaturas, especialmente no centro do país, incluindo cidades como Brasília e Goiânia, está prevista apenas para quarta-feira (20/12).

Meteorologistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explicam que as chuvas começarão a combater a massa de ar seco e quente que se estacionou no país, desencadeando a onda de calor.

No entanto, as primeiras chuvas não serão suficientes para uma redução imediata da temperatura, prevendo que ela permanecerá em torno dos 33ºC na maior parte das cidades afetadas pela onda de calor.

O alerta de perigo emitido pelo Inmet na semana passada, com temperaturas 5ºC acima da média, destaca o risco à saúde, impactando um total de mais de 3.300 municípios em todo o Brasil.

Compartilhe

Outras publicações

0%