O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (DAAE) de Rio Claro anunciou a implementação de medidas severas para combater o desperdício de água, em resposta à grave escassez hídrica que o município enfrenta. A decisão foi formalizada por meio de um decreto que declara estado de emergência, devido à alarmante redução dos níveis de água nos mananciais que abastecem a cidade.
A nova norma estabelece que quem for flagrado desperdiçando água poderá ser multado em R$ 224,50, valor equivalente a 50 Unidades Fiscais Municipais. A penalidade será automaticamente cobrada na conta de água do infrator. As medidas terão validade até 7 de dezembro e podem ser prorrogadas por mais 60 dias, caso a situação de crise persista.
A cidade enfrenta uma severa estiagem, com o Ribeirão Claro, responsável por 40% do abastecimento, operando apenas com 18% da sua capacidade, e o Rio Corumbataí, que fornece os outros 60%, com apenas 40% do seu nível máximo.
Todos os funcionários da autarquia estão autorizados a reportar casos de desperdício, e os infratores serão notificados inicialmente. Persistindo a infração, a multa será aplicada. A população também pode colaborar, realizando denúncias anônimas sobre desperdícios pelos números 153, da Guarda Municipal, e 0800 505 5200, da Central de Atendimento do DAAE.
A iniciativa visa promover a conscientização e o uso responsável da água em um momento crítico para os recursos hídricos da região.