CIDADE DAS ÁGUAS FM A rádio dos melhores ouvintes
No cenário global, a saúde mental emerge como uma área frequentemente negligenciada, apesar de abranger aspectos físicos, mentais e sociais.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% das pessoas que enfrentam condições de saúde mental não recebem tratamento qualificado.
Diante dessa realidade, a campanha Janeiro Branco foi criada e oficialmente regulamentada no Brasil para alertar sobre a importância do cuidado com a saúde psíquica.
A iniciativa, que teve origem em 2014, foi concebida pelo psicólogo e palestrante Leonardo Abrahão, na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais.
Em 25 de abril de 2023, a campanha ganhou status de lei (14.556/2023), consolidando o compromisso com a conscientização sobre a saúde mental.
O Ministério da Saúde destaca que durante o mês de janeiro, a campanha promoverá a conscientização nacional sobre a importância do cuidado mental.
As ações abordarão a promoção de hábitos e ambientes saudáveis, bem como a prevenção de doenças psiquiátricas, com ênfase especial na prevenção da dependência química e do suicídio.
No contexto brasileiro, a OMS alerta para a prevalência da ansiedade, afetando 9,3% da população.
E ressalta que o cuidado com a saúde mental está intrinsecamente ligado ao bem-estar geral e ao cuidado físico, através da promoção de hábitos saudáveis.