HC da Unicamp está em alerta com superlotação de 210%

HC Unicamp

A Superintendência do Hospital de Clínicas da Unicamp emitiu um comunicado nesta terça-feira (12) informando que a Unidade de Emergência Referenciada (UER), destinada ao atendimento de pacientes adultos, atingiu sua capacidade máxima.

O hospital enviou um ofício ao Estado e ao município descrevendo uma “gravíssima situação” e solicitando que não sejam encaminhados novos pacientes adultos, “pois não há espaços físicos disponíveis para acomodar pacientes que necessitem de observação em macas e cadeiras”.

O comunicado foi direcionado à Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (Cross), ao Departamento Regional de Saúde (DRS VII), ao Samu Campinas e ao Corpo de Bombeiros.

“A Unidade de Emergência Referenciada do HC da Unicamp está impossibilitada de receber novos casos de pacientes adultos, pois encontra-se perigosamente lotada”, divulgou a nota da superintendência do HC.

Sem previsão de disponibilidade de leitos, o HC da Unicamp implementou algumas medidas para garantir o atendimento aos pacientes já internados na unidade:

  • Priorização apenas de pacientes com classificação de risco adequada aos casos clínicos mais graves, em relação aos atendimentos por procura espontânea.
  • Não previsão de atendimentos para casos de menor complexidade.
  • Não aceitação de casos encaminhados via centrais de regulação (CROSS e SAMU), abrangendo todas as especialidades.
  • Não aceitação de casos em regulação classificados como A8.
  • Garantia de todos os atendimentos de emergência para pacientes graves.

    Essas medidas serão implementadas por tempo indeterminado, conforme especificado no ofício emitido pelo HC da Unicamp.

Compartilhe

Outras publicações

0%