HC da Unicamp está em alerta com superlotação de 210%

HC Unicamp
A Superintendência do Hospital de Clínicas da Unicamp emitiu um comunicado nesta terça-feira (12) informando que a Unidade de Emergência Referenciada (UER), destinada ao atendimento de pacientes adultos, atingiu sua capacidade máxima. O hospital enviou um ofício ao Estado e ao município descrevendo uma "gravíssima situação" e solicitando que não sejam encaminhados novos pacientes adultos, "pois não há espaços físicos disponíveis para acomodar pacientes que necessitem de observação em macas e cadeiras". O comunicado foi direcionado à Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (Cross), ao Departamento Regional de Saúde (DRS VII), ao Samu Campinas e ao Corpo de Bombeiros. "A Unidade de Emergência Referenciada do HC da Unicamp está impossibilitada de receber novos casos de pacientes adultos, pois encontra-se perigosamente lotada", divulgou a nota da superintendência do HC. Sem previsão de disponibilidade de leitos, o HC da Unicamp implementou algumas medidas para garantir o atendimento aos pacientes já internados na unidade:
  • Priorização apenas de pacientes com classificação de risco adequada aos casos clínicos mais graves, em relação aos atendimentos por procura espontânea.
  • Não previsão de atendimentos para casos de menor complexidade.
  • Não aceitação de casos encaminhados via centrais de regulação (CROSS e SAMU), abrangendo todas as especialidades.
  • Não aceitação de casos em regulação classificados como A8.
  • Garantia de todos os atendimentos de emergência para pacientes graves. Essas medidas serão implementadas por tempo indeterminado, conforme especificado no ofício emitido pelo HC da Unicamp.

Compartilhe

Outras publicações

Cidade das Águas FM - Todos os Direitos Reservados

0%