O Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee) rescindiu os contratos com as empresas responsáveis pelas obras das Barragens Pedreira, em Pedreira e Duas Pontes, em Amparo. A decisão foi publicada, nesta quinta-feira (27), no Diário Oficial do Estado.
As obras, a cargo da KPE Performanece em Engenharia e Cetenco Engenharia, começaram em 2018 e deveriam ser entregues este mês, mas tinham “atrasos significativos”, segundo o governo. Os reservatórios são uma promessa do Estado para ampliar a segurança hídrica na região de Campinas em períodos de seca prolongada.
“Após uma análise criteriosa e uma série de avaliações técnicas, o Daee constatou que o andamento das referidas obras tem enfrentado atrasos significativos, além de apresentar problemas recorrentes que afetaram diretamente a conclusão adequada dos empreendimentos”, informou o departamento, em nota oficial divulgada em seu site.
O Daee também diz que continuará responsável “pela conservação e segurança das áreas utilizadas para implantação dos empreendimentos e tomará todas as medidas administrativas e legais para retomada das obras o mais breve possível”.
As Barragens de Pedreira e Duas Pontes são, segundo o próprio Estado, “prioridade e configuram como importantes intervenções para o aproveitamento de recursos hídricos, face à capacidade de regularização de vazão proporcionada pelos seus reservatórios para a Bacia PCJ (dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí)”.