Campinas decreta estado de emergência para dengue

Campinas Dario Dengue

A Prefeitura de Campinas (SP) anunciou o decreto de estado de emergência devido à crescente preocupação com a dengue na região. Segundo o Painel Interativo de Arboviroses, atualizado diariamente, a cidade já registrou 14,8 mil casos confirmados e três mortes em decorrência da doença.

A decisão municipal segue a iniciativa do Estado de SP, que também decretou estado de emergência na terça-feira (5), em resposta à infestação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

O Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas (Devisa) relata que a medida foi tomada após uma reunião entre o prefeito Dário Saadi (Republicanos) e autoridades de saúde, considerando critérios epidemiológicos e assistenciais.

O estado de emergência oferece flexibilidade na adoção de medidas para conter o aumento de casos, eliminando a necessidade de processos licitatórios.

Isso inclui o direcionamento ágil de recursos financeiros, a compra de insumos, soro e materiais para nebulização, bem como o pagamento de horas extras e a possível contratação de pessoal adicional para reforçar os serviços de assistência.

O decreto, que será publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (8), também possibilita o recebimento de apoio financeiro do Ministério da Saúde para auxiliar nas ações de prevenção e combate à doença, cujo valor ainda será confirmado.

Compartilhe

Outras publicações

0%