Brasileiros pagam quase 20% a mais em impostos em 2024

DINHEIRO

A arrecadação de impostos no Brasil voltou a crescer significativamente. Só na primeira metade de junho, os brasileiros contribuíram com 140 bilhões de reais aos cofres públicos de municípios, estados e União. No ano passado, no mesmo período, a arrecadação foi de 118 bilhões de reais, mostrando um aumento expressivo.

Esses números foram divulgados pelo Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo. Isso significa que, nos primeiros 15 dias do mês, cada brasileiro pagou em média 700 reais em impostos.

Desde o começo do ano até a metade de junho, a arrecadação totalizou 1 trilhão e 660 bilhões de reais, o que representa um crescimento de quase 20% em relação ao mesmo período de 2023.

Entre os fatores que contribuíram para esse aumento estão o reajuste dos preços de alguns produtos e a melhora na economia, que resulta em maior consumo e, consequentemente, maior arrecadação. Além disso, a alta de impostos, como o reajuste do ICMS sobre gasolina e diesel, e a reintrodução de tributos sobre combustíveis que estavam suspensos, também influenciaram nesse crescimento.

Compartilhe

Outras publicações

0%